O áudio digital em formato original utiliza muito espaço, sendo assim foi desenvolvido os formatos de compressão de áudio, que buscam diminuir o seu tamanho tentando sempre manter a qualidade. Qualquer compressão resultará em perda de qualidade, por menor que seja, então a busca fica em oferecer uma boa taxa de compressão com o mínimo de perda na qualidade.
O painel AzuraCast permite que seja alterado de mp3 ou aacPlus a qualquer momento, sendo que o streaming é iniciado em mp3 128kbps, se você sentir a necessidade ou quiser testar o seu streaming em aacPlus, entre em contato conosco solicitando a alteração. Mas como acreditamos que informação nunca é demais, entenda abaixo sobre as diferenças destes dois padrões.
Atualmente existem dois formatos de compressão que estão dominando o mercado de streaming, um é o já tradicional mp3, que garante uma compatibilidade extremamente grande, devido ao mesmo já ser utilizado há vários anos, o mesmo oferece níveis razoáveis de compressão e uma boa qualidade em taxas de compressão mais altas como em 128kbps. Já o outro formato é mais novo, aacPlus, tem como diferencial ao mp3 uma qualidade boa mesmo em taxas de compressão mais baixas como 48kbps, com isto, este formato é recomendado para a utilização em locais onde a Internet não tem capacidade de transmissão em 128kbps no caso de mp3. O ponto fraco do aacPlus fica pela exigência maior do PC do cliente pois a decodificação do aacPlus exige mais do que de um arquivo mp3 e sua compatibilidade menor.
Acesse aqui a nossa página com os players com diferentes qualidades de streaming em MP3 e aacPlus.
Alem dos formatos de compressão (mp3 e aacPlus) temos os tipos de servidor de streaming, os dois principais, e que oferecemos, são o Shoutcast e o Icecast. O Shoutcast é um sistema comercial, que permite a utilização gratuita quando utilizado em mp3 até 128 kbps e exige o pagamento de uma licença quando utilizado em aacPlus ou quando utilizado com link seguro (https), já o Icecast é um sistema livre de código aberto desenvolvido por uma comunidade de colaboradores, ele aceita tanto mp3 como aacPlus sem nenhuma cobrança, por este motivo preferimos trabalhar com Icecast.
Aproveitamos para esclarecer uma dúvida frequente de nossos clientes, que é sobre a definição de áudio HD, esta sigla vem de Hight Definition, ou seja Alta Definição, mas não existe nenhuma definição de que compressão pode ser considerada como um áudio HD, esta sigla é uma marca comercial utilizada principalmente nos Estados Unidos para suas rádios digitais HD Radio, ou seja, não é porque seu streaming é aacPlus, ou mp3 que sua rádio poderá ser considerada como HD, podemos considerar, para streaming, como alta definição uma rádio com transmissão em 48kbps em aacPlus ou 128kbps em mp3 pois é uma qualidade que na grande maioria dos dispositivos e para a maioria dos ouvintes não haverá perda de qualidade.
Voltando a escolha dos padrões, a nossa recomendação é a seguinte, seus ouvintes tem conexão boa com a internet e você preza por qualidade e compatibilidade utilize MP3, se você quer garantir que pessoas com conexões mais fracas possam ouvir a sua transmissão, utilize aacplus.
Se você ainda tem dúvidas, entre em contato conosco, caso já tenha decidido o plano que irá escolher veja como realizar o seu pedido: Pedir Streaming