Streaming é a transmissão de dados via rede, no caso pela Internet, com fluxo contínuo, no nosso caso realizamos o streaming de áudio onde o áudio e gerado em um computador no cliente (na rádio) utilizando um programa que codifica o áudio de acordo com o padrão escolhido (encoder) estes dados são enviados constantemente para o servidor que replica estas informações para todos os ouvintes que solicitarem a conexão. Por fim no dispositivo de cada ouvinte é decodificado o áudio através de um player.
Para que seja garantido a qualidade, todas as etapas do processo são importantes, atualmente o maior gargalo é na qualidade da Internet disponível em algumas localidades, nossa maior responsabilidade é manter os servidores com uma carga que não comprometa a qualidade e em pleno funcionamento. Problemas na internet tanto na fonte (rádio) ou nos ouvintes, poderão causar falhas na audição do áudio, estas falhas não podem ser corrigidas pela nossa equipe, mas muitas vezes conseguimos encontrar a causa e neste caso minimizar os problemas.
Veja abaixo a ilustração que demonstra o funcionamento de um streaming de áudio:
Nossos planos ainda contam com um recurso adicional, que é o AutoDJ, ao contrário do que muitos pensam, ele é um recurso do painel de controle e não um programa a ser baixado no PC. O AutoDJ é um sistema que gerencia e toca músicas de acordo com playlists (listas de músicas a serem tocadas) com isto você pode ter uma webrádio no ar sem ter que ter um PC transmitindo. É possível realizar diversas programações de músicas a ser tocadas, inserir vinhetas entre as músicas, etc.
Agora que você já entendeu um pouco melhor como funciona um streaming, vamos entender um pouco sobre as duas principais opções de codificação de áudio para streaming, para isto leia este tutorial: MP3 ou aacPlus