MP3 ou aacPlus

O áudio digital em formato original utiliza muito espaço, sendo assim foi desenvolvido os formatos de compressão de áudio, que buscam diminuir o seu tamanho tentando sempre manter a qualidade. Qualquer compressão resultará em perda de qualidade, por menor que seja, então a busca fica em oferecer uma boa taxa de compressão com o mínimo de perda na qualidade.

Atualmente existem dois formatos de compressão que estão dominando o mercado de streaming, um é o já tradicional mp3, que garante uma compatibilidade extremamente grande, devido ao mesmo já ser utilizado há vários anos, o mesmo oferece níveis razoáveis de compressão e uma boa qualidade em taxas de compressão mais altas como em 128kbps. Já o outro formato é mais novo, aacPlus, tem como diferencial ao mp3  uma qualidade boa mesmo em taxas de compressão mais baixas como 32kbps, com isto, este formato é recomendado para a utilização em locais onde a Internet não tem capacidade de transmissão em 128kbps no caso de mp3. O ponto fraco do aacPlus fica pela exigência maior do PC do cliente pois a decodificação do aacPlus exige mais do que de um arquivo mp3 e sua compatibilidade menor.

Acesse aqui a nossa página com os players com diferentes qualidades de streaming em MP3 e aacPlus.

Alem dos formatos de compressão (mp3 e aacPlus) temos os tipos de servidor de streaming, os dois principais, e que oferecemos, são o Shoutcast e o Icecast. O Shoutcast tem compatibilidade, tanto com mp3 como com aacPlus, mas quando utilizado com MP3 exige o pagamento de uma licença adicional referente ao MP3. Já o Icecast tem suporte oficial apenas para mp3, não tendo cobrança de licenças. Assim recomenda-se a utilização de Shoutcast para streamings em aacPlus e Icecast para streamings em mp3.

Aproveitamos para esclarecer uma dúvida frequente de nossos clientes, que é sobre a definição de áudio HD, esta sigla vem de Hight Definition, ou seja Alta Definição, mas não existe nenhuma definição de que compressão pode ser considerada como um áudio HD, esta sigla é uma marca comercial utilizada principalmente nos Estados Unidos para suas rádios digitais HD Radio, ou seja, não é porque seu streaming é aacPlus, ou mp3 que sua rádio poderá ser considerada como HD, podemos considerar, para streaming, como alta definição uma rádio com transmissão em 32kbps em aacPlus ou 128kbps em mp3.

Voltando a escolha dos padrões, a nossa recomendação é a seguinte, seus ouvintes tem conexão boa com a internet e você preza por qualidade e compatibilidade utilize MP3, se você quer garantir que pessoas com conexões mais fracas possam ouvir a sua transmissão, utilize aacplus. 

Se você ainda tem dúvidas, entre em contato conosco, caso já tenha decidido o plano que irá escolher veja como realizar o seu pedido: Pedir Streaming

  • 0 Usuários acharam útil
Esta resposta lhe foi útil?

Artigos Relacionados

Desativando a opção de AutoDj

Por padrão o plano de streaming com AutoDj, vem configurado para que o streaming só seja ativado...

Adicionando músicas em Playlists

Após você enviar as músicas para o servidor, você precisa adicionar elas a uma Playlist, que é...

Trabalhando com as Playlists do CentovaCast

Após termos visto como adicionar músicas em uma playlist, vamos ver mais detalhes sobre a...

Streaming de Áudio

Streaming é a transmissão de dados via rede, no caso pela Internet, com fluxo contínuo, no nosso...

Gerenciador de arquivos CentovaCast

Agora que você já acessou o seu painel de controle CentovaCast (caso não tenha visto como...

Powered by WHMCompleteSolution